Colher ervas e temperos fresquinhos e cultivar os alimentos em casa traz diversos benefícios para a saúde. Mas é preciso saber fazer, então veja algumas dicas de como ter e cuidar de uma horta em apartamento.
Ao começar a cultivar uma horta em casa nos deparamos com diversas dúvidas, principalmente quando a ideia é montar a hortinha em algum espaço reduzido como é o caso de um apartamento.
1 – Comece com um bom planejamento: defina quais culturas deseja plantar, levando o espaço que possui em casa e a incidência de luz natural. Seja criativo(a), lembre-se que você pode fazer instalações verticais nas paredes para aproveitar melhor o espaço. Morar em apartamento não é desculpa para não ter uma hortinha.
2 – Confira um panorama geral dos grupos de alimentos se adaptam facilmente em hortas domésticas:
– Temperos, ervas e plantas medicinais: Uma ótima opção para começar, estas plantas crescem em vasos pequenos e perfumam o ambiente com seus aromas naturais. São exemplos: alecrim, hortelã, boldo, salsinha, cebolinha e manjericão
– Verduras e folhosas: Salada de folhas verdes fresquinha sempre que quiser. São plantas de pequeno porte e rápido crescimento, com capacidade de brotar facilmente garantindo a colheita o ano todo. São exemplos: alface, rúcula, espinafre e couve.
– Legumes, leguminosas e tubérculos: São um pouco mais complicados por dependerem de mais espaço e terem um ciclo de vida mais longo. Essas plantas precisam de vasos mais profundos para terem um bom enraizamento, mas podem ser um desafio agradável para quem gosta de acompanhar o desenvolvimento das plantas. Exemplos: batata, cenoura, abóbora, cebola e outros.
– Frutas: No caso de apartamentos é indicado plantas frutíferas do tipo rasteiras, por possuírem um ciclo de vida mais rápido e poderem ser cultivadas em pequenos vasos. Mas também existem algumas árvores frutíferas de pequeno porte que podem se adaptar ao seu apartamento. Alguns exemplos são: morango, amora, limão, jabuticaba e melão.
– Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs): Espécies que não precisam de muita manutenção para se desenvolverem e que a cada dia se tornam mais valorizadas pelo valor culinário e nutricional que apresentam. Alguns exemplos são: ora-pro-nobis, bertalha, capuchinha e peixinho.
3 – Materiais necessários: Ter as ferramentas certas vai facilitar o seu trabalho no manejo das plantas e garantir mais saúde e bem estar no desenvolvimento delas. Confira abaixo a lista do que é indispensável!
– Terra de boa qualidade. Consulte especialistas e conte quais espécies você vai cultivar. Eles vão te auxiliar a comprar a terra e substratos adequados para cada planta.
– Equipamentos de jardinagem: Pá de tamanho adequado para seus vasos, regador, tesoura de poda e vasos adequados ao desenvolvimento de cada espécie.
4 – Manutenção e manejo.
As plantas também são ótimas companheiras. Reservar um tempinho do dia para cuidar da sua hortinha e mexer com a terra é muito benéfico para a saúde. Confira algumas dicas para você cuidar da sua horta em apartamento:
– Observação: Acompanhe diariamente o desenvolvimento das espécies observando a qualidade das folhas, do solo, das raízes e dos frutos. Com isso, você irá perceber rapidamente caso apareça alguma praga ou outros problemas.
– Irrigação: Água é quase tudo que uma planta precisa, mas é preciso saber a quantidade certa e o horário que cada espécie gosta de se hidratar.
– Adubação: Ofereça os nutrientes necessários e na quantidade certa para garantir um crescimento saudável para cada espécie.
– Pragas e doenças: Caso aconteça, tente descobrir qual é o fator de desequilíbrio que causou o surgimento das pragas. Remova as folhas mais afetadas e aplique repelentes e pesticidas naturais.
– Colheita: Realize a colheita quando a planta já estiver pronta, com o desenvolvimento completo. Fique atento às épocas do ano corretas para isso.
Prontinho, aplicando estas dicas você estará preparado(a) para cultivar sua horta em apartamento. Lembre-se que a hora fará parte da sua rotina a partir de agora, bom cultivo!