Uma modalidade que funciona pela criação de um grupo de pessoas que têm um mesmo interesse em comprar um imóvel. Entenda melhor como funciona um consórcio imobiliário.
Como funciona o Consórcio Imobiliário
Qualquer consórcio funciona a partir da criação de um grupo de pessoas com o mesmo interesse de compra. Os participantes do grupo pagam parcelas mensais, formando um fundo comum que será usado para comprar imóvel.
Durante o período do consórcio, a administradora organiza sorteios para contemplar um ou mais participantes com o valor definido no começo. Os participantes também podem realizar lances (oferecer uma antecipação do pagamento) para acelerar o recebimento do prêmio.
Após ser contemplado(a) você receberá uma carta de crédito para comprar o imóvel.
Custos do Consórcio Imobiliário
Diferente do financiamento, no consórcio imobiliário não há pagamento de juros à instituição financeira. Mas existem algumas taxas que são importantes verificar antes de comprar qualquer consórcio. São elas: taxa de administração, seguro e fundo de reserva.
Utilize o FGTS no consórcio de imóvel
Os recursos retidos no Fundo de Garantia, que costumam ser utilizados no financiamento, também podem ser aproveitados para acelerar o processo do consórcio. Veja algumas formas de utilização:
– Para dar um lance.
– Para complementar o valor do imóvel (Carta de crédito + Saldo do FGTS);
– Para quitar o saldo devedor do consórcio (se houver);
– Para pagar parte das parcelas.
Vantagens e desvantagens do consórcio imobiliário
As duas grandes vantagens de participar do consórcio imobiliário são: não pagar juros e a possibilidade de vir a comprar um imóvel sem entrada.
Porém, dependendo do seu caso, pode ser que esta modalidade não seja a mais indicada. Confira alguns pontos que podemos destacar como desvantagens:
– O preço do imóvel pode subir e você terá que complementar a carta de crédito.
– Não é adequado para quem tem pressa, pois não há como ter certeza de quando terá uma contemplação, o que é fundamental para a utilização dos recursos do consócio.
– É recomendável ter verba para realizar lances.
– Também envolve análise de crédito a ser realizada após a contemplação e a utilização dos recursos do consócio dependerá dessa aprovação prévia.
– Existe um processo com várias etapas a serem cumpridas junto à instituição de consórcio, a qual exigirá vários documentos para a contratação do consórcio.
Agora você já sabe melhor como funciona um consórcio imobiliário. Lembre-se de escolher uma administradora confiável, pesquise as melhores taxas do mercado e fique atento(a) às ofertas boas demais.
Qualquer dúvida conte conosco. Clique aqui e fale com nossa equipe.